BFUCA UNESCO

Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes UNESCO do Brasil

O que é BFUCA Brasil?

A BFUCA (Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes UNESCO do Brasil) tem uma missão importante: ela busca incentivar a criação de Clubes UNESCO e coordenar ações para proteger os direitos das pessoas, seguindo as regras da UNESCO e da Constituição do Brasil.

Seus objetivos são promover o diálogo entre diferentes culturas, ensinar coisas importantes através da educação, ciência, cultura, comunicação e informação. A BFUCA almeja que todos sejam conscientes dos problemas do mundo e se esforcem para construir um lugar melhor, respeitando os direitos humanos.

A associação deseja uma sociedade onde todos sejam éticos e vivam em paz, e também quer contribuir na formação de pessoas cidadãs, cultas, democráticas e científicas. A BFUCA luta para valorizar a cultura e combater a ignorância, participando no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, na medida do possível. Ela age como uma escola de tolerância, democracia, espírito crítico, curiosidade intelectual e busca pela Verdade. Além disso, trabalha para entender e realizar os ideais da UNESCO, colabora na promoção dos Direitos Humanos, protege a natureza e o patrimônio cultural e natural da humanidade. A BFUCA incentiva a leitura, a música clássica e a arte, desde que respeitem a dignidade das pessoas.

Ela procura criar laços entre jovens e adultos de diferentes lugares do mundo, representa as entidades brasileiras perante a UNESCO e outras organizações e promove debates sobre temas importantes para a educação, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, saúde, cultura e ética global. O objetivo final é construir a paz na mente de cada indivíduo.

Missão

Incentivar a criação de Clubes UNESCO, promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas dentro de todas as determinações dos objetivos da UNESCO e da Constituição Federal do Brasil.

Objetivo Principal

Promover o diálogo intercultural, e produzir ações através da educação, ciência, cultura, comunicação e informação, tornando os cidadãos conscientes das realidades globais e empenhados em construir um mundo com base nos princípios dos direitos humanos e em conformidade com o ato constitutivo da UNESCO e da Constituição Federal do Brasil.

Visão

Uma sociedade transformada por princípios éticos globais, formada por homens e mulheres com mentes de paz, voltada a educar as futuras gerações.

Objetivos Gerais

  • Contribuir para a formação cívica, democrática, científica e cultural dos seus membros;
  • Lutar pela valorização da cultura e contra todas as formas de ignorância;
  • Participar no desenvolvimento social a nível local, regional, nacional e internacional de acordo com as suas possibilidades, entendido este como a realização das condições mais conformes à realização da pessoa humana;
  • Ser uma escola de tolerância, democracia, espírito crítico, curiosidade intelectual e de procura da Verdade;
  • Desenvolver a compreensão internacional, a cooperação e a paz mundial;
  • Promover a compreensão dos fins e dos ideais da UNESCO e trabalhar na realização do seu programa;
  • Colaborar na promoção dos Direitos do Homem e os Direitos dos Povos;
  • Colaborar com as instituições nacionais e internacionais na proteção da natureza, do meio ambiente e do patrimônio natural e cultural da Humanidade;
  • Promover o livro e os hábitos de leitura;
  • Promover o gosto pela música clássica e por todas as formas de arte, desde que não agrida a integridade moral do ser humano;
  • Criar, no seu seio, o Observatório do Patrimônio Brasileiro;
  • Criar redes de correspondentes entre jovens e adultos com outros de qualquer parte do mundo;
  • Representar as entidades e associações Brasileiras junto à UNESCO e à Federação Mundial de Clubes, Centros e Associações da UNESCO (WFUCA);
  • Promover debates, fóruns, simpósios com temas referentes a educação, desenvolvimento e crescimento sustentável, meio ambiente, programas de saúde, educação sexual, cultura e difusão de informação, e a ética global;
  • Buscar sempre construir a paz na mente de cada homem e cada mulher.

A BFUCA - Brasil deverá sempre cumprir os objetivos centrais da UNESCO

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.